1910-06-19 :: Corrida de bicicletas

A 19 de Junho de 1910, há 100 anos, realizou-se uma corrida de bicicletas em Ois da Ribeira. Quem diria?! E, citando o jornal Soberania do Povo da época (ver recorte abaixo), havia «grande entuziasmo, oferecendo a comissão dos festejos, aos vencedores, prémios que pode ser apreciados pelos ciclistas de Ois e Travassô».
A organização era da comissão de festas do Senhor, integrada, por exemplo, por Manuel Maria Alla de Resende (comerciante e capitalista), Alexandre Pires Soares (proprietário) e Camilo Ferrão (professor). O também professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha viria a ser o director da corrida.
Uma rápida consulta à net, deu para ter uma ideia de como seriam as bicicletas daquele tempo – não muito diferentes da que a imagem mostra, talvez com mais acessórios e, portanto, bem mais pesadad. Mas sabe-se lá!!!… E também não se sabe quantas bicicletas haveria em Óis – sendo embora, ao tempo, o transporte mais acessível. Não havia motos e muito menos automóveis. Eram cavalos e barcos os principais meios de transportes. De Ois, para se chegar a Cabanões, tinha de ser de barco a passagem para a outra margem. E assim foi até 25 de Maio de 1952 – quando a ponte foi inaugurada.

[No seguimento do anterior, foi inserido o seguinte]
Mostrámos há dias que, há um pouco mais de 100 anos, se realizou uma corrida de bicicletas em Óis da Ribeira. Em 19 de Junho de 1910.
Coisa surpreendente e curiosa!
Hoje, e tendo o jornal Soberania do Povo como fonte, aqui deixamos o recorte com os resultados.
A corrida velocipédica foi entre o Largo do Cruzeiro (hoje do Centro Social) e a capela de Santo António, em ida e volta. Ganha por um corredor «internacional», de Fermentelos – António Carolino. O segundo lugar foi para dois: o ribeirense professor Camilo Ferrão e outro «espanhol» de Fermentelos, João Baptista Nunes das Neves.
Quanto à corrida de sacos, ganhou-a Dinis Pires da Silva – o professor Dinis, de Cabanões – seguido de Eduardo, que era criado de José Tavares da Silva. E houve a de crianças, em atletismo, da Igreja ao Cruzeiro – que foi ganha pro César Pires da Silva (que foi dono da casa há pouco tempo demolida, junto ao cruzeiro).

 

Fonte: www.arcordois.blogspot.com,  24-Novembro-2010

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.