Fados de Coimbra evocam António Berna em Óis da Ribeira

Grupo de Fados da Associação Cultural Coimbra Menina e Moça

António Berna

Espectáculo integrado nos 25 anos da ARCOR

A ARCOR está a comemorar 25 anos de existência e a assinalá-los com um variado conjunto de actividades. Dia 19 de Junho será a vez de uma Noite de Fados de Coimbra, evocando António Berna – «figura notá

vel» do fado coimbrão, natural desta freguesia e prematuramente
falecido em 1996.
António Bernardino Pires dos Santos, o Berna, nasceu em Ois da Ribeira a 20 de Agosto de 1941 e faleceu a 16 de Junho de 1996, vítima de doença. Um ano antes, a 10 de Junho, fora condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, por «relevantes serviços prestados à cultura portuguesa».
Ois da Ribeira homenageou-o a 16 de Novembro de 1996, atribuindo seu nome à rua que vai da escola à pateira e realizando uma das maiores manifestações cívicas de sempre ao «cantor de fados de Coimbra que se assumiu sem medos ou recuos como uma voz da liberdade», com então afirmou Paulo Sucena, na cerimónia de evocação solene, considerando-o «inapagável da história da canção coimbrã».
A homenagem teve dimensão nacional, tendo o Presidente da República estado representado por Jorge Veiga (magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, onde Berna estudou). Presentes estiveram também as Academias de Coimbra, Aveiro e Lisboa (onde foi 17 anos presidente dos Serviços Sociais), Governador Civil de Aveiro (Antero Gaspar), Delegado Distrital do INATEL (Orlando Cruz), presidentes da Câmara (Denis Ramos Padeiro) e Assembleia Municipal de Águeda (Horácio Marçal).

DIA 19: A evocação do dia 19 de Junho incluirá uma oração de saudade, a cargo de Paulo Sucena, e o espectáculo – que está marcado para as 21.30 horas, no salão cultural do Centro Social da ARCOR.
Actuará o Grupo de Fados da Associação Cultural Coimbra Menina e Moça, formado por antigos estudantes que, desde 1998, tem vindo a “divulgar a canção de Coimbra”.
É formado por Alexandre Cortesão, António de Jesus e Alcides Freixo (guitarras), Anibal Moreira, Bernardino Gonçalves e Fernando Plácido (violas) e José Miranda, José Neves e Abel João (cantores). Já em 2003 esteve em Ois da Ribeira.

Fonte: www.padrejulio.net

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.